11 outubro 2006

A reprovação do assassínio dos animais pela opinião pública

Segundo um estudo(1) financiado conjuntamente pelo ministério da agricultura, a maior parte dos franceses demonstra uma clara reprovação pelo assassinato dos animais quando se trata de caça e de touradas, porém apenas uma minoria reprova a morte dos animais quando se trata do fator alimentício.

Você considera normal matar um animal durante uma tourada.
=> 88% dos entrevistados não estão de acordo(2).

Você considera normal matar um animal na caça.
=> 59% dos entrevistados não estao de acordo(2).

Você considera normal comprar uma ave e abatê-la você mesmo.
=> 40% não estão de acordo(2).

Você considera normal matar um animal na pesca.
=> 39% não estão de acordo(2).

65% dos entrevistados concordam com o fato de que não se sentiriam bem se olhassem animais serem abatidos.

Você considera normal que os homens criem animais para comer carne.
=> 14% não estão de acordo.

Quase todas as pessoas que não estão de acordo que seja normal que o homem crie animais por causa da carne consomem elas mesmas a carne dos animais.

A idéia de que não devemos matar um animal sem necessidade é suficientemente compartilhada pela opinião pública no sentido de que o Código Penal, artigo R-655-1, proíba explicitamente no caso de animais domésticos ou domesticados - particularmente os animais de criadouros.
Matar um animal doméstico ou domesticado ou em cativeiro, desnecessariamente, publicamente ou não, voluntariamente ou não, é punido com multa prevista nas contravencões de quinta classe.

A afirmacão de que é normal que o homem mate os animais para o uso da carne ou de que é normal que o homem mate os animais para comê-los ainda que isso não seja necessário para viver com saúde não foi incluída na pesquisa.

Parece que, atualmente, pelo menos 14% das pessoas interrogadas teriam exprimido não estarem de acordo com essas afirmativas.

Antoine Comiti

(1) « Le rapport à la viande chez le mangeur français contemporain [O Consumidor francês contemporâneo e sua relacão com a carne]», novembro 2004, in: http://www.esc-toulouse.fr/m_pages.asp?page=480&menu=234
(2) Pessoas que afirmaram "não estarem de acordo" ou mesmo "pensarem o contrário" entre 1000 pessoas interrogadas.

(Traduzido por Anna Cristina e Laura Swarovski)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, gostaria de publicar este texto no site da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais), é o primeiro portal jornalístico voltadoe xclusivamente às questões de defesa dos direitos animais www.anda.jor.br
Grata,
Silvana Andrade (silvanaandrade@anda.jor.br)